As métricas customer success (CS) são essenciais para mensurar se o seu cliente está, ou não, alcançando o sucesso com as soluções da sua empresa.

Afinal, o sucesso do cliente é essencial para que ele se sinta feliz, motivado, satisfeito e seja leal à sua marca.

Então, além de implementar boas ações de customer success, você precisa entender se as estratégias estão dando certo ou se é necessário alterar alguma ação ao longo do caminho.

Para isso, você deve acompanhar a análise de indicadores KPIs — sigla de Key Performance Indicator, ou indicador-chave de desempenho.

Vem com a gente e conheça 4 métricas de sucesso do cliente para acompanhar na sua empresa.

1. Net Promoter Score (NPS)

Uma das principais métricas de customer success é o NPS. Afinal, se baseia em conferir a lealdade do cliente, sabendo se ele indicaria a sua empresa a um amigo ou familiar.

Isso porque, uma pessoa não recomendaria algo ruim para uma pessoa querida, certo?

Assim, o NPS é uma ótima ideia para compreender se o cliente está tendo sucesso com as soluções apresentadas pela sua empresa. 

Além disso, é um questionário inteligente, rápido, fácil e muito simples de aplicar com os consumidores.

Para isso, você envia a seguinte pergunta:

  • Em uma escala de 0 a 10, quanto você indicaria a nossa empresa a um amigo ou familiar?

Assim, ao aplicar a pesquisa NPS, você descobre quem são os seus promotores (satisfeitos), neutros (indiferentes) e detratores (insatisfeitos).

Dessa maneira:

  • Promotores: clientes que responderam com notas 9 e 10
  • Neutros: clientes que responderam com notas 7 e 8
  • Detratores: clientes que responderam com notas de 0 a 6

Para calcular o NPS, basta aplicar a seguinte fórmula:

NPS = %(Clientes Promotores) – %(Clientes Detratores)

Dica

Você também pode utilizar uma calculadora NPS para realizar esse cálculo de forma automática. 

Então, ao aplicar o NPS, é possível conferir o feedback dos clientes, analisando qual foi a experiência com a sua marca.

Na sequência, basta compreender quais são os pontos fortes e fracos durante a jornada de compra e investir em melhorias constantes.

2. Lifetime Value (LTV)

O LTV – Lifetime Value, também conhecido como ciclo de vida do cliente, é uma métrica que mensura qual é o valor do seu cliente.

Ou seja, quanto (de dinheiro) ele investe na sua empresa durante o tempo de relacionamento.

Assim, o LTV é considerado uma das métricas de sucesso do cliente porque, se o cliente está feliz e satisfeito, tende a continuar comprando da sua empresa.

Em outras palavras, cliente feliz é sinônimo de lucratividade e crescimento comercial.

Para o LTV, aplicamos a seguinte fórmula:

LTV = (ticket médio × média de compras por cliente a cada ano) × média de tempo de relacionamento

Por exemplo, vamos imaginar que o ticket médio da sua empresa seja de R$ 500,00, a média anual de clientes é 12 e o tempo de relacionamento é de 3 anos. Assim:

  • LTV = R$ 500,00 (ticket médio) x 12 (número de compras ao ano) x 3 (tempo de duração do contrato)
  • LTV = (R$ 500,00 x 12) x 3
  • LTV = R$ 6.000,00 x 3
  • LTV = 18.000,00.

Então, nesse caso, o LTV da sua empresa será de R$ 18.000,00.

3. Métricas Customer Success: Churn Rate

O churn rate mensura a taxa de rotatividade da sua empresa. Ou seja, quantos clientes cancelaram os relacionamentos com a sua organização em um determinado período.

Assim, analisar o churn rate é essencial para conferir o quanto de receita a sua empresa perdeu.

O churn pode ser considerado uma das métricas customer success pela mesma linha de raciocínio do LTV: se os clientes estão felizes, satisfeitos e tendo sucesso, tendem a continuar comprando da sua marca. 

Caso contrário, eles vão para a concorrência.

Por isso, analisar as taxas de churn é essencial para acompanhar a rotatividade dos seus clientes, analisando os motivos pelos quais eles estão abandonando a sua empresa.

Além disso, calcular essa métrica de sucesso do cliente é importante para:

  • Melhorar a satisfação dos consumidores
  • Reter clientes com mais facilidade
  • Identificar se a empresa está crescendo
  • Encontrar insights de melhoria

Para calcular o churn, você deve aplicar a seguinte fórmula:

Churn rate (%) = total de clientes cancelados / número total de clientes ativos do último mês x 100

Por exemplo, vamos imaginar que você tenha 1.000 clientes ativos e 60 cancelamentos:

  • Churn rate (%) = 60 / 1000 x 100
  • Churn rate = 6%.

Dessa maneira, a sua empresa perdeu 6% da base de clientes no mês

4. First Call Resolution (FCR)

Uma das métricas de sucesso do cliente que você também pode analisar é o FCR. 

Aqui, você avalia se o seu time conseguiu resolver o problema do cliente logo no primeiro contato.

Afinal, os consumidores não querem perder tempo com uma empresa, sendo importante que você entenda e resolva a sua dor de forma imediata.

Assim, eles têm uma boa experiência com a sua marca, visto que o tempo médio do atendimento (ou suporte) e a resolução do problema é a menor possível.

Além disso, acompanhar o FCR é importante para identificar quais são os principais problemas durante a jornada de compra.

Para calculá-lo, aplique a seguinte fórmula:

FCR = Total de problemas resolvidos no primeiro chamado / Total de chamados recebidos

Dessa maneira, você avalia se os problemas do cliente são resolvidos com precisão, agilidade e qualidade.

Então, você gostou de conhecer as principais métricas customer success para acompanhar na sua empresa?

Você sabia que se o seu cliente tem sucesso, automaticamente, a sua empresa também tem?

Por isso, a binds.co está sempre presente para ajudar a sua empresa a criar experiências inesquecíveis!

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Fonte das imagens: Depositphotos e Freepik

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