Lifetime Value – LTV, o que é?

Saber o que é LTV é importante para entender melhor como está a experiência do consumidor com a sua empresa, avaliando quanto tempo e dinheiro os clientes estão investindo no seu negócio.

Assim, encontrar novas estratégias que proporcionam a fidelização e aumentam a lealdade dos seus clientes é a melhor maneira para consolidar sua empresa no mercado e ganhar destaque sobre a concorrência.

Por isso, ao entender e analisar melhor o Lifetime Value, é possível criar um planejamento estratégico adequado, prezando pela melhoria contínua dos processos da sua organização.

Então, quer entender mais sobre o que é LTV e qual sua relação com a experiência do cliente?

Continue com a gente!

Lifetime Value- LTV: O Que É?

Lifetime Value, em tradução livre, significa “valor vitalício”.

Ou seja, refere-se ao valor médio que um cliente gasta com a sua empresa durante o relacionamento com ela.

Em outras palavras, esse indicador irá medir a receita, correspondente ao que o consumidor proporciona enquanto está se relacionando com a sua empresa — seja comprando produtos ou assinando algum serviço.

Imagine, por exemplo, que um cliente realizou 5 compras na sua loja durante o período de um ano. A soma de todas elas totalizou R$ 450,00, representando um LTV de R$ 450,00 durante doze meses.

Porém, analisar o comportamento de um único cliente de forma isolada pode não trazer tantos insights para aprimorar as estratégias e processos do seu negócio.

No entanto, ao realizar a soma de todos os consumidores, você consegue encontrar a média do valor gasto e o tempo de permanência no relacionamento com a sua empresa.

Então, com a análise apropriada desse indicador, você consegue tanto definir ações para aumentar o valor gasto pelos clientes, quanto criar alternativas inteligentes para que eles se tornem fiéis à sua empresa por muito mais tempo.

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O Que É Valor Vitalício?

O valor vitalício do cliente é uma métrica que ajuda a compreender a receita que um determinado consumidor traz para a sua empresa durante o período em que estiver se relacionando com ela.

Dessa maneira, esse indicador ajuda a monitorar os ganhos e, consequentemente, conferir se o valor vitalício do cliente é bom ou se é necessário investir em melhorias durante a jornada.

Afinal, a ideia é que o cliente se mantenha ativo na sua base e, mais do que isso, continue investindo nas soluções apresentadas pela sua organização. 

Assim, quanto maior o valor vitalício, melhor.

Isso porque, significa que a sua empresa oferece boas experiências para os clientes e que eles enxergam valor na sua organização. 

O Que É LTV (Lifetime Value) e CLV (Customer Lifetime Value)?

O Lifetime Value (LTV) calcula o valor gasto para ter o cliente na sua empresa. 

Ou seja, trata-se da receita bruta que um cliente representa para a marca em um determinado período.

Já o Customer Lifetime Value (CLV), ou Valor da Vida Útil do Cliente, ajuda a compreender qual é a margem de lucro daquele cliente.

Para isso, consideramos os custos e as despesas para entender se aquele consumidor gera (ou não) lucro para a organização.

Sendo assim, para calcular o CLV, precisamos da ajuda de outros indicadores, tais como:

  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
  • Retorno Sobre o Investimento (ROI)
  • Ticket médio
  • Lifetime Value (LTV)

 

Portanto, ambos os indicadores são importantes para a sua empresa em que você deve ficar de olho.

 

Como Calcular o Lifetime Value?

Para calcular o Lifetime Value (LTV), precisamos aplicar a seguinte fórmula:

LTV = (ticket médio x média de compras por cliente a cada ano) x média de tempo de relacionamento)

Então, é necessário multiplicar o valor médio das vendas pela média das vendas durante o período que você quer analisar.

Por fim, multiplicar o valor total pelo tempo de relacionamento do cliente com a sua empresa.

Por exemplo, vamos imaginar que você tenha uma empresa que utiliza assinatura mensal de um software ERP. 

Assim, cada cliente gasta, em média, R$ 100,00 por mês.

A média de assinatura da sua empresa costuma ser de um ano, ou seja: o cliente realiza 12 pagamentos de R$100,00 por ano — uma por mês.

E o tempo que o cliente é fiel para a sua empresa é de, normalmente, 4 anos.

Vamos calcular?

  • LTV = 100 (ticket médio de clientes) X 12 (média de pagamentos anuais por cliente) X 4 (média da longevidade do relacionamento com o consumidor)
  • LTV = 100 x 12 x 4 = 4.800

 

Portanto, o LTV dos seus clientes é de R$ 4.800,00.

Como é Calculado o ROI?

O ROI é outro indicador muito importante para a sua empresa. Afinal, ele é a sigla de Return on Investment, ou seja, Retorno Sobre o Investimento.

Então, o ROI ajuda a compreender se as suas estratégias de marketing e vendas estão gerando lucros para o negócio.

Além disso, é possível ter uma visão mais aprofundada sobre o tempo necessário para que um cliente comece a dar retorno financeiro para a sua empresa.

Inclusive, é essencial para mensurar o custo com novos investimentos e analisar se eles estão valendo a pena.

Para calcular o ROI, utilizamos a seguinte fórmula:

ROI = (receita gerada – custos e investimentos) / custos e investimentos.

Por exemplo, imagine que o ganho da sua empresa é de R$ 50.000,00 e o investimento inicial foi de R$ 15.000,00.

Então:

  • ROI = (R$ 50.000,00 – R$ 15.000,00) / R$ 15.000,00
  • ROI = 2,33

Para compreender melhor o resultado, podemos multiplicar por 100 para obter a porcentagem. 

Assim, no caso do exemplo acima, a empresa conquistou 233% de retorno sobre o investimento.

Qual a Função do Indicador Denominado Lifetime Value?

O Lifetime Value, como você viu anteriormente, representa o valor do ciclo de vida do cliente.

Então, a sua função é identificar se os clientes estão mantendo relacionamentos lucrativos com a sua organização.

Aqui, também podemos relacionar o CX. 

Afinal, se o cliente está tendo uma boa experiência com a sua empresa, automaticamente, o LTV precisa aumentar.

Sendo assim, o indicador está diretamente relacionado com a qualidade do CX.

Além disso, ele ajuda a guiar as estratégias de marketing e vendas, visto que você pode conferir quais são os pontos fortes e o que precisa ser aperfeiçoado nas estratégias para reter e fidelizar os clientes.

LTV Siginificado: Por Que é Importante Avaliar o Lifetime Value?

Equipe avaliando o lifetime value do negócio.

Mensurar o Lifetime Value traz diversos benefícios para a sua organização.

Afinal, esse indicador influencia diretamente a saúde do seu negócio, uma vez que quanto mais os clientes estiverem próximos da sua marca e efetuando compras, melhor para os lucros da empresa.

Assim, descobrir a média de quanto os clientes gastam e o tempo de permanência é importante porque permite:

  • Fazer uma estimativa das próximas receitas, avaliando o histórico de vendas no LTV
  • Avaliar oportunidades de negócio
  • Compreender os motivos pelos quais os clientes abandonam a empresa ou deixam de comprar mais
  • Definir o orçamento ideal para o setor marketing
  • Encontrar novas ideias para reter os clientes
  • Descobrir insights para melhorar o sucesso do cliente
  • Diminuir as taxas de churn

 

Como Aumentar o Lifetime Value?

Encontrar ideias para aumentar o Lifetime Value é sempre interessante para ver a sua empresa crescer e prosperar.

Por isso, para te ajudar, preparamos 3 dicas. 

Vamos conhecer quais são elas? Continue com a gente!

1. Escolha um Bom Programa de Fidelidade

Os programas de fidelidade são perfeitos para aumentar o ticket médio e fazer com que o consumidor continue se relacionando com a sua marca de forma lucrativa.

Por isso, pesquise alternativas que sejam interessantes para a sua empresa e invista em uma que seja benéfica para o consumidor.

Aqui, é importante ressaltar que precisa ser um programa que gere valor para o cliente, pois ele precisa se sentir entusiasmado em participar.

2. Invista no Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é um poderoso aliado para manter a sua empresa em evidência na internet e, também, para conduzir o cliente pela jornada de compra.

Além disso, ele pode ser usado para reter e fidelizar clientes. 

Então, aposte nessa técnica e elabore muitos conteúdos de valor para o seu consumidor.

Para isso, esteja presente em diferentes canais, como:

  • Redes sociais
  • E-mail marketing
  • SMS
  • Blog
  • Landing pages
  • WhatsApp

 

Assim, disponibilize diversos formatos de conteúdo — texto, imagem, vídeos, e-books e muito mais.

Afinal, é uma forma para manter os clientes engajados, tirar as suas dúvidas e, até mesmo, transformar neutros e detratores em promotores.

3. Treine o Seu Time para Trabalhar com o CX

Manter o time engajado e pronto para solucionar todas as dúvidas dos clientes, assim como para apresentar a melhor solução para o seu problema, é uma ótima ideia para aumentar o LTV.

Por isso, como você viu, o customer experience é um forte aliado nesse processo. 

Assim, para obter bons resultados no LTV, treine os seus colaboradores para que eles entendam a importância de promover uma boa experiência para o cliente.

Dessa maneira, o time pode aperfeiçoar os seus conhecimentos no assunto e trazer novas ideias para aumentar o LTV.

Como a Experiência do Cliente Pode Melhorar o LTV?

Quando um cliente é bem atendido por uma empresa e conhece a qualidade dos seus serviços e produtos, tende a se tornar um promotor daquele negócio. 

Ou seja, além de consumir com frequência, ele indica aquela marca aos seus amigos que, consequentemente, também se tornam clientes.

E, mais do que isso, quando você investe em promover ações diferenciadas e criativas que melhoram o customer experience (CX), os clientes se tornam leais à sua organização.

Dessa maneira, sempre que precisarem de novos produtos ou serviços relacionados, lembrarão da sua empresa e apostarão nela novamente.

Então, entendeu como o CX impacta diretamente nos resultados financeiros das empresas?

Pois, quanto mais os clientes estão envolvidos, mais comprarão da sua marca e manterão os relacionamentos por muito mais tempo.

Bônus: Comece a Melhorar seu Lifetime Value Agora Mesmo!

Time comemorando o aumento dos lucros.

Uma das melhores maneiras para aumentar e melhorar o Lifetime Value de qualquer empresa é aplicando pesquisas de forma periódica.

Afinal, somente quando você entende os sentimentos do cliente com relação à toda a jornada, é possível avaliar todos os seus contentamentos e descontentamentos em relação a marca.

Da mesma maneira, você conseguirá compreender se ele voltará a fazer negócios com a sua empresa e poderá definir estratégias para melhorar o relacionamento – e a avaliação – do consumidor.

Por isso, conheça a plataforma de pesquisas binds.co agora mesmo e implemente essa técnica para aperfeiçoar a gestão estratégica da sua marca.

Assim, será possível aplicar um questionário inteligente com o seu público que só trará benefícios para o seu negócio. É rápido, fácil, simples, sem burocracia e muito eficaz!

E aí, gostou de aprender mais sobre o que é LTV e como o CX ajuda a melhorar o Lifetime Value? Compartilhe a sua opinião nos comentários deste post!

Fonte das imagens: Depositphotos, Freepik.

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